As úlceras pépticas são “feridas” que se abrem na mucosa do estômago e duodeno. O tamanho e a profundidade são variáveis, geralmente alguns milímetros nas menores e poucos centímetros nas maiores. A localização mais comum é o bulbo duodenal (primeira parte do duodeno). A bactéria Helicobacter Pylori, conhecida mais pela abreviação H. Pylori, é a causa mais comum. Caracteristicamente a pessoa que desenvolve uma úlcera de estômago ou duodeno irá apresentar fortes dores na parte superior do abdome. Esta dor tenderá a melhorar com a ingestão de alimentos e antiácidos, podendo ser tão forte a ponto de despertá-lo durante a madrugada.
O exame de endoscopia é fundamental para o diagnóstico e a pesquisa do H. Pylori mandatória. Há cerca de 50 anos o uso de leite e derivados era a espinha dorsal do tratamento. Hoje as úlceras pépticas são tratadas com uma combinação de medicamentos que diminuem a acidez do estômago e antibióticos. O alívio dos sintomas é rápido e a cura é conseguida na maioria das vezes. Imperioso afastar o câncer de estômago, quando a úlcera for de uma localização pouco comum e a cicatrização não ocorrer na forma esperada.
Clique no botão abaixo para falar conosco através do WhatsApp e solicitar seu agendamento. Envie-nos sua mensagem com dia e horário desejados.
Confira nossos horários de funcionamento:
Segunda a Quinta: 06h30 às 19h
Sexta: 06h30 às 18h
Sábado: 06h30 às 12h
Domingo: Fechado